Portal Melodia

Jesus pode perdoar seus pecados!

Certo dia Jesus estava numa casa ensinando a um grupo de pessoas. Estavam presentes alguns líderes religiosos da região. Também havia uma multidão de pessoas em volta da casa – todos disputando espaço para ouvir os preciosos ensinamentos de Jesus. Enquanto Ele ensinava se aproximaram da casa quatro homens carregando um paralítico em uma maca. Eles queriam levá-lo para dentro da casa, a fim apresenta-lo a Jesus para que este o curasse. Mas ninguém abria espaço para eles. Foi então que tiveram uma ideia excêntrica: Resolveram subir com o paralítico ao telhado da casa, removeram a cobertura do teto, no lugar em que Jesus estava. E através desta abertura, baixaram a maca com o paralitico. Eles conseguiram! Colocaram o paralítico bem em frente a Jesus! Vendo Jesus a fé daqueles homens, disse ao paralítico: "Homem, os seus pecados estão perdoados". Ao ouvir isto, os líderes religiosos presentes ficaram escandalizados: "Esse homem está blasfemando contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados, pois somente Deus tem esse poder". Mas Jesus, conhecendo o coração deles, lhes disse: "Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações? Que é mais fácil dizer – ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou ‘Levante-se e ande’?” “Vou fazer algo para lhes mostrar que eu, o Filho do homem, tenho autoridade na terra para perdoar pecados". Foi aí que Jesus virou-se para o paralítico e falou: "Eu digo a você: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa". Imediatamente ele se levantou, pegou a maca, e saiu à vista de todos. Todos ficaram espantados e começaram a glorificar a Deus dizendo: "Hoje vimos coisas extraordinárias! Nunca vimos nada igual!"
Reflexão sobre o milagre
1. Imagine se você fosse um dos quatro companheiros do paralítico, carregando-o até Jesus. Pense no muito trabalho que deu para colocar o seu “amigo” bem em frente a Jesus;
2. O que você esperaria ouvir de Jesus?
·    É provável que você esperasse Jesus dizer: Você está curado!
·    Mas o que Ele disse? “Os seus pecados estão perdoados!”
·    Porque será que Jesus falou isso? Provavelmente Jesus disse isso para deixar bem claro que Ele tem poder na terra para perdoar os pecados. Em seguida Ele realizou a cura visível para comprovar o que acabara de dizer.
3. Foi um milagre admirável. Imagine a alegria do paralítico naquele dia! Ele não somente experimentou a cura física, mas a cura espiritual: Teve seus pecados perdoados! A Bíblia nos diz: "Bem-Aventurado aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!" (Salmo 32.1).
4. O que os religiosos pensavam quando Jesus perdoou o paralítico?  “Ninguém pode perdoar pecados, senão Deus”. Eles tinham razão, só não sabiam que Jesus era Deus. Lembra o que aprendemos na semana passada? Jesus é Deus! / Ele é eterno; estava com Deus no princípio / Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle / Ele veio para tornar o Deus-Pai conhecido.
A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO
1. Deus deseja um relacionamento pessoal conosco. Deus sabe que cada um de nós precisa de algo maior do que a cura física. Deus enxerga a nossa necessidade fundamental de perdão;
2. Nós precisamos de perdão porque o pecado nos separa de Deus! Entendemos como o pecado separa as pessoas umas das outras (por exemplo, um casal brigado). O pior: O pecado nos separa de Deus. Isaías 59.2 diz – "Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá."
3. Quem pode nos trazer de volta para Deus? Você sabe o que é um Mediador? É alguém que se coloca entre duas pessoas com o objetivo de (re)aproximar um do outro (ou buscar um consenso). Jesus é o mediador entre Deus e os homens. A Bíblia diz "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus." (1Tm 2.5). Você já sentiu o perdão de Deus através de Jesus?
4. Jesus faz uma grande obra em nosso favor! 1ª Timóteo 2.6 relata que na cruz Jesus “se entregou como resgate por todos". Foi assim que Ele abriu o caminho para nos reaproximar de Deus!
Recapitular – Antes de curar o paralítico, Jesus disse: “Vou fazer algo para lhes mostrar que eu tenho autoridade na terra para perdoar pecados".  Jesus se preocupa muito mais com a sua condição espiritual do que com sua condição material.
Hoje vimos que...
·    Jesus tem a autoridade na terra para perdoar os pecados!
·    Mas o pecado nos separa de Deus!
·    Jesus se colocou como o único Mediador para nos reaproximar de Deus!
·    Isso porque Deus que se relacionar conosco!

Publicidade