Portal Melodia

Diferença entre Cantar e Louvar

 

 CANTAR é expressar ou dizer algo com canto, é falar com a voz modulada. Não raras vezes o cântico nas igrejas tem sido uma declaração vazia porque não se cumpre o que se canta. Quando se diz, no canto: “Tudo entregarei”, se isso não se concretizar, houve mentira; e com mentira não se louva a Deus. Declaração (cântico) se concretiza converte-se em louvor, porque falou e cumpriu.
 
LOUVAR é praticar, realizar o que se disse, ou o que se declarou, seja através do cântico, seja através das palavras normais; sem música. Ouve-se muito  cântico;  mas creio  que  Deus  tem escutado pouco louvor. 
 
  É sintomático  o  fato  de   alguns  cantores  evangélicos  somente  cantarem  para um público numeroso; mesmo dentro das  igrejas.  E  que  dizer  dos  cantores  profissionais?  Não  tendo dinheiro, não cantam! E pode ser louvor quando se canta por dinheiro? 
  Não  é  comum  se  vê  cantores  crentes  cantando  nos  hospitais,  nos  asilos,  na   Casa   do  Andarilho, No CREAME, e nos demais locais de recuperação e promoção humanas. Deus está nestes lugares! 
 
 O S    H I N O S    Q U E    J E S U S    C A N T O U
 
O livro dos Salmos é o hinário do povo judeu. Em Mc. 14:26 diz que Jesus “cantou um hino”, o qual está entre os Salmos 113 a 118, segundo a Bíblia de Jerusalém. De acordo com as Bíblias Shedd, e Vida Nova (cujas notas de roda-pé são de Russel Shedd), aquele hino está entre os salmos 114 a 118 ou 136. 
 
Os Salmos expressam a vida e as experiências de Davi. Muitas dessas experiências lhe foram muito amargas, conforme se vê no Salmo 51, onde o Salmista não se queixa de seus inimigos, mas reconhece ter sido ele o seu próprio inimigo; e o pior deles. 
 
O hino bíblico reflete o ideal bíblico, pois a sua mensagem é puramente teológica, e não antropológica. Isto equivale dizer que o hino bíblico é uma canção de guerra, de luta contra o inferno, e de consolo para o soldado combalido. 
 
Após cantarem um hino, Jesus e os seus discípulos prosseguiram a incansável luta em prol da redenção humana. Jesus, sendo o salvador, e os discípulos sendo aqueles que levariam a mensagem de salvação. Depois que cantamos na Igreja, nós vamos para onde?
 

Publicidade